Plano de classificação

[Barcos Valboeiros junto à Ponte D. Luís, Porto]Data Inicial:1891Data(s) de Produção Descritiva:2025Nível de Descrição:ImagemEspécie:Suporte: Papel de impressão em gelatina sal de prataFormato: Vários formatosGeração: 1ª - OriginalEstado de conservação: RazoávelCota: PT/AFM/ZGL/155Cor: Preto e brancoNº Imagens:1Menções de Responsabilidade:Ilharco, José. 1860-1910, fotógrafo amadorFunção: Autor / RequerenteÂmbito e Conteúdo:Barcos Valboeiros junto à Ponte D. Luís, Porto.
O barco valboeiro servia de passagem entre as margens do rio Douro. Trata-se de uma curiosa embarcação originária de Valbom, Gondomar, que navegava no rio Douro e podia funcionar como barco de pesca, de carga e de transporte de passageiros. Neste último caso, era comum munir-se de um pequeno abrigo denominado camareta. Tal como os barcos rabelos, tinha um remo de pá longo em vez de leme.
Era muito usado para transportar passageiros entre as margens do Douro e para trazer os pães de Avintes para o Porto. Uma tripulação de 2 a 3 homens era suficiente para governar esta embarcação que podia chegar aos 18 metros de comprimento, com uma pequena vela de carangueja num mastro bem à frente.
Tradição documental:CópiaTipologia documental:ImpressoDescritores:HomemBarco / EmbarcaçãoRioLocalidade:Porto, PortugalCódigo de Referência:PT/AMMTS/AFM/JZI/155