Plano de classificação

[Messe dos Oficiais] LamegoData Inicial:1891Data(s) de Produção Descritiva:2025Nível de Descrição:ImagemEspécie:Suporte: Papel de impressão em gelatina sal de prataFormato: Vários formatosGeração: 1ª - OriginalEstado de conservação: RazoávelCota: PT/AFM/ZGL/128Cor: Preto e brancoNº Imagens:1Menções de Responsabilidade:Ilharco, José. 1860-1910, fotógrafo amadorFunção: Autor / RequerenteÂmbito e Conteúdo:Edifício da Messe dos Oficiais em Lamego.
Teve a sua origem no Colégio de S. Nicolau, fundado pelo bispo de Lamego, D. Manuel de Noronha, cujo desejo seria ali fazer um futuro seminário. O colégio, porém, deixou de atender às necessidades da diocese e entrou em decadência. Naquele mesmo local, o bispo D. João Binet Píncio fundou o seminário que ficou concluído em 1800, ali funcionou até ao advento da República, altura em que foi ocupado pelo ”Distrito de Recrutamento e Reserva de Infantaria nº 9”. O edifício sofreu obras de vulto já no século XX, ficando beneficiado pela subtração de um terceiro piso, inestético e arruinado. Sob administração do exército, tem funcionado como messe de oficiais. No portão de ferro está o brasão que pertenceu ao bispo D. António da Trindade de Vasconcelos Pereira de Melo. Este brasão é um belo trabalho de fundição em chumbo executado pelo serralheiro lamecense, Manuel de Almeida, e possui o chapéu representativo da dignidade de bispo, como tantos outros existentes em Lamego.
Tradição documental:CópiaTipologia documental:ImpressoDescritores:CidadeMonumentoLocalidade:Lamego, PortugalCódigo de Referência:PT/AMMTS/AFM/JZI/128