Plano de classificação

[Teatro Ribeiro Conceição] LamegoData Inicial:1891Data(s) de Produção Descritiva:2025Nível de Descrição:ImagemEspécie:Suporte: Papel de impressão em gelatina sal de prataFormato: Vários formatosGeração: 1ª - OriginalEstado de conservação: RazoávelCota: PT/AFM/ZGL/127Cor: Preto e brancoNº Imagens:1Menções de Responsabilidade:Ilharco, José. 1860-1910, fotógrafo amadorFunção: Autor / RequerenteÂmbito e Conteúdo:Teatro Ribeiro Conceição em Lamego.
O edifício foi construído em 1727 com o objetivo de ali funcionar o Hospital da Misericórdia. Mais tarde, em 1886, o Quartel do Regimento da cidade de Lamego sofreu um grande incêndio e a Misericórdia cedeu-lhe o espaço do velho hospital. Porém, no ano seguinte, essa fatalidade também assombrou este edifício, ficando reduzido a escombros. Em 1924, é comprado em hasta pública por José Ribeiro Conceição, que ergue então o Teatro que hoje tem o seu nome, mantendo a fachada setecentista original. Inaugurado a 02 de Fevereiro de 1929, José Ribeiro Conceição é alvo de homenagem pública com a presença da atriz Lucília Simões. A partir daí, este local acolhe espetáculos de teatro, ópera, circo, cinema, dança e música, tornando Lamego uma referência na vida cultural do interior do país. Em 1989, fecha as suas portas. Entretanto, a Câmara de Lamego avança com a aquisição da maior parte do Teatro e, em 1993, foram realizadas obras de recuperação e consolidação do edifício. A 23 de Fevereiro de 2008, é inaugurado o Teatro com a presença do Presidente da República, Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva. Presentemente, o Teatro Ribeiro Conceição recebe espetáculos profissionais e amadores de todas as áreas e oferece à população formação na área da dança, ao mesmo tempo que atua juntamente com as associações e instituições locais.
Tradição documental:CópiaTipologia documental:ImpressoDescritores:Teatro: Edifício onde se representam obras dramáticas, líricas ou coreográficas.CidadeMonumentoLocalidade:Lamego, PortugalCódigo de Referência:PT/AMMTS/AFM/JZI/127