Plano de classificação

[Fonte do Pelicano no fundo da escadaria do Santuário dos Remédios] LamegoData Inicial:1890Data(s) de Produção Descritiva:2025Nível de Descrição:ImagemEspécie:Suporte: Papel de impressão em gelatina sal de prataFormato: Vários formatosGeração: 1ª - OriginalEstado de conservação: RazoávelCota: PT/AFM/ZGL/110Cor: Preto e brancoNº Imagens:1Menções de Responsabilidade:Ilharco, José. 1860-1910, fotógrafo amadorFunção: Autor / RequerenteÂmbito e Conteúdo:Fonte do Pelicano no fundo da escadaria do Santuário dos Remédios, Lamego.
Esta fonte monumental é uma valiosa peça lavrada em granito que atrai a atenção pela riqueza dos elementos que a compõem, sobressaindo ao alto uma bela escultura representando um pelicano (símbolo da Misericórdia), com as asas abertas e abrindo com o bico o seu próprio peito para dali tirar o sustento para as crias famintas. O conjunto é formado por um nicho em arco, de grandes proporções, onde a água escorre em cascata para duas graciosas taças, acabando por cair no reservatório que tem na base.A obra é ladeada por duas bicas de água que vem das minas do parque.
Tradição documental:CópiaTipologia documental:ImpressoDescritores:MonumentoFontanárioCidadeLocalidade:Lamego, PortugalCódigo de Referência:PT/AMMTS/AFM/JZI/110