Plano de classificação

Ponte Tavares, MatosinhosData Inicial:1888Data(s) de Produção Descritiva:2025Nível de Descrição:ImagemEspécie:Suporte: Papel de impressão em gelatina sal de prataFormato: Vários formatosGeração: 1ª - OriginalEstado de conservação: RazoávelCota: PT/AFM/ZGL/035Cor: Preto e brancoNº Imagens:1Menções de Responsabilidade:Ilharco, José. 1860-1910, fotógrafo amadorFunção: Autor / RequerenteÂmbito e Conteúdo:Ponte Tavares, Matosinhos.
Ficava a montante do Campo das Marinhas, onde rio Leça se dividia em 2 braços, a 1 km da Ponte dos Arcos, um pouco à esquerda de onde é hoje a foz do rio Leça, onde está a parte mais a Leste do Terminal de Contentores Sul.
A "ponte" Tavares não era uma ponte, mas sim um amontoado de pedras de açude que fazia um desnível e que servia para impedir que a água salgada do braço esquerdo do rio passasse para o braço direito. Era a montante deste rápido que as mulheres de Matosinhos, iam lavar e pôr a corar a roupa lavada em água doce.
Tradição documental:CópiaTipologia documental:ImpressoDescritores:RioÁguaLocalidade:Matosinhos, PortugalCódigo de Referência:PT/AMMTS/AFM/JZI/035